Agência Panafricana de Notícias

Presidente congolês inaugura centro oftalmológico moderno em Kinshasa

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- O chefe de Estado congolês, Joseph Kabila, inaugurou segunda-feira, em Kinshasa, um centro oftalmológico moderno destinado a administrar cuidados a pessoas com deficiências visuais, incluindo a cegueira.
O centro, que deve assistir cerca de dois milhões de pessoas na capital congolesa, com uma média de quatro mil operações da catarata bem como 80 mil consultas por ano, vai assegurar igualmente a formação do pessoal oftalmologista para a RD Congo e outros países da África Central.
Esta formação especializada, com uma duração de 18 meses e um custo global de dois milhões e 500 mil dólares americanos, conta com oito edifícios principais e seis anexos.
Considerado como o maior da África Central, o centro é um projecto realizado pela ONG "Action Vision" e seus parceiros através do Ministério alemão da Cooperação, e constitui uma grande contribuição à vertente saúde do Programa das Cinco Obras da República iniciado pelo Presidente Kabila.
Na RD Congo, a taxa de cegueira é estimada em 1,2 porcento, representando cerca de 800 mil pessoas cegas, segundo o ministro congolês da Saúde, Mopipi Mukulumanya, para quem a catarata senil, a glaucoma, a oncocercose, os erros de refracção e a cegueira da infância são as principais causas da cegueira e da baixa de visão.