Brazzaville, Congo (PANA) - O chefe de Estado congolês, Denis Sassou-Nguesso, cumulativamente presidente do Comité de Alto Nível da União Africana (UA) sobre a Líbia, apelou aos protagonistas da crise líbia para observarem uma trégua humanitária com vista a salvar e proteger as populações.
O Presidente congolês lançou este apelo durante uma videoconferência, terça-feira, com a participação dos Estados-membros do Comité de Alto Nível sobre a Líbia, do presidente da Comissão da UA e da representante do Secretário-Geral das Nações Unidas.
Segundo Denis Sassou-Nguesso, esta trégua humanitária "também facilitará a assistência dos migrantes que se encontram na precariedade”.
O chefe de Estado congolês chamou a atenção da comunidade internacional para a necessidade de prestar uma ajuda considerável e a perícia necessária para apoiar os esforços dos Líbios na luta contra a propagação do coronavírus.
Em março último, uma reunião do Grupo de Contacto sobre a Líbia foi realizada, em Oyo, cidade situada a mais de 400 quilómetros a norte de Brazzaville, capital congolesa.
Os participantes no encontro comprometeram-se a aplicar um roteiro da UA sobre a Líbia, lembre-se.
-0- PANA MB/BEH/FK/IZ 20maio2020