Presidente congolês declara aberto com otimismo fórum de desenvolvimento de África
Cotonou, Benin (PANA) - O Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, procedeu, esta quarta-feira, em Brazzaville, à abertura oficial da sétima sessão do fórum regional africano para o desenvolvimento sustentável (FRADD) sob o signo do otimismo.
“Vocês levam a cabo os seus trabalhos sob o signal de otimismo. É com esta mesma nota de otimismo que declaro aberto o sétimo fórum regional africano sobre o desenvolvimento sustentável”, declarou o Presidente congolês, cujo país acolhe o encontro iniciado segunda-feira.
O fórum decorre, este ano, sob o lema "Construindo melhor para o futuro: Rumo a uma África resiliente e verde para garantir o cumprimento da Agenda 2030 e da Agenda 2063."
A reunião anual que permite a África preparar-se para o fórum global de alto nível sobre o desenvolvimento sustentável também realiza-se online, devido à pandemia da covid-19, que, há algumas semanas, conhece um resurgimento.
Por iniciativa da Comissão Económica para África (CEA), a Comissão da União Africana (CUA) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o FRADD visa promover a implementação integrada da Agenda 2030 e da Agenda 2063 que se reforçam mutuamente.
O fórum pretende ser uma instância multipartida que permita garantir o acompanhamento dos progresso feitos e os desafios encontrados na implementação dos objetivos destes dois programas, ao mesmo tempo em que reforça a aprendizagem e as campanhas para a instauração de medidas de política geral e de ações eficazes.
O FRADD contribui significativamente para reforçar o engajamento multipartidário assumido pelas partes abrangidas e as sinergias existentes entre elas, além de fazer com que estas trabalhem em conjunto para a realização dos objetivos de desenvolvimento definidos nos dois programas, indicam organizadores do encontro.
-0- PANA IT/IS/MAR/DD 03março2021