Presidente condena massacre de 47 pessoas na Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, condenou os últimos ataques perpetrados por homens armados, em três coletividades locais do seu Estado de origem, Katsina, tendo custado a vida a 47 pessoas.
Trata-se de habitantes de várias aldeias das coletividades locais de Danmusa, Dutsinma e Safana. Os ataques ocorreram domingo.
Segundo o porta-voz do Comandante da Polícia do Estado, Gambo Isah, o assalto foi iniciado à madrugada de domingo, quando os atacantes, armados de AK47 atacaram a aldeia de Kurechi, na coletividade local de Danmusa, no Estadod e Katsina.
Pouco depois, eles organizaram ataques simultâneos nas aldeias de Danmusa, Dutsenma e Safana.
Isah afirmou que destacamentos da Polícia e do Exército, da Defesa Civil e do departamento da Segurança do Estado foram enviados ao local.
Reagindo a estes incidentes, o Presidente Buhari declarou-se profundamente entristecido por estes últimos ataques, e apelou aos Nigerianos para não se desesperarem, porque, argumentou, a sua equipa está "mais do que nunca determinada em vencer e destruir estes elementos criminosos que aproveitam o confinamento para atacar as suas vítimas".
O Presidente Buhari advertiu que não vai tolerar estes assassinatos à grande escala de pessoas inocentes por bandidos, e acrescentou que, “em conformdiade com o seu compromisso de garantir a segurança da população, uma força decisiva vai pôr termo a estes ataques”.
Apresentando as suas condolências às famílias das vítimas, o chefe de Estado nigeriano apelou à população para demostrar vigilância, assinalando todas as atividades dos elementos criminosos no seu território.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 20abril2020