Agência Panafricana de Notícias

Presidente condena assassinato de alunos na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, condenou o assassinato perpetrado segunda-feira à noite por supostos rebeldes islamitas da seita Boko Haram de pelo menos 29 alunos do Colégio do Governo Federal em Buri-Yadi, no Estado de Yobe, no nordeste da Nigéria, qualificando-o de “odioso, brutal e cego”.

Num comunicado da Presidência publicado terça-feira, o líder nigeriano indicou ter recebido a notícia do assassinato com «imensa tristeza e angústia ».

« Em seu nome e em nome do Governo Federal, o Presidente Jonathan apresenta as suas condolências mais sentidas aos pais e aos próximos dos alunos assassinados. O Presidente condenou o assassinato odioso, brutal e cego dos alunos inocentes pelos terroristas e fanáticos que perderam claramente qualquer moralidade humana e que desceram ao nível da bestialidade”, indicou o comunicado.

Presumíveis insurretos da Boko Haram atacaram a escola, degolaram os alunos, em vez de os matar com armas – o modo operatório habitual - a fim de evitar chamar a atenção e incendiaram a escola.

O ataque contra o colégio é o última duma série de violências contra as escolas do Estado de Yobe.

Yobe é um dos três Estados que o Governo Federal colocou sob estado de emergência com vista a reduzir os ataques da violenta seita Boko Haram. Os outros Estados são Adamawa e Borno.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/FK/TON 26fev2014