Agência Panafricana de Notícias

Presidente conakry-guineense esperado na Líbia

Conakry- Guiné-Conakry (PANA) -- O Presidente interino da Guiné- Conakry, o general Sékouba Konaté, deixa esta terça-feira Conakry para Tripoli a convite do coronel Muamar Kadafi com vista a assistir às festividades do 41º aniversário da Revolução Líbia, soube a PANA de fonte oficial.
O Presidente Konaté, que estará acompanhado duma forte delegação, efetuará a sua segunda visita à Líbia desde a sua tomada de posse na sequência dos acordos de Ouagadougou, assinados a 15 de Janeiro último sob a égide do Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, medianeiro da crise conakry-guineense.
O general Konaté foi designado em Ouagadougou Presidente de transição em substituição do capitão Moussa Dadis Camara, em convalescença desde a tentativa de assassinato, a 3 de Dezembro último, perpetrada pelo seu adjudante, o tenente Aboubacar "Toumba" Diakité, que continua em fuga.
O Presidente conakry-guineense escalará, quinta-feira, Rabat, no seu regresso da Líbia, no quadro "duma visita privada para efetuar um controlo médico" que ele realiza ultimamente no reino marroquino.