Paris, França (PANA) – O Presidente comoriano, Azali Assoumani, iniciou esta segunda-feira uma visita oficial a França, com uma audiência com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, para abordar "as grandes linhas de uma nova parceria entre os dois países", soube a PANA de fonte oficial, em Paris.
Azali Assoumani e Emmanuel Macron devem discutir sobre um plano de desenvolvimento França-Comores capaz de aumentar o nível da ajuda bilateral francesa cujo montante previsto num compromisso anterior, relativo ao período 2015-2020, era de 135 milhões de euros dos quais mais de 25 mil euros a financiados pela AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) para concursos já instruídos e mobilizáveis.
A criação destes projetos dependente contudo da capacidade de fazer face aos numerosos défices que as Comores enfrentam nos domínios da energia, do isolamento, do transporte marítimo, da subcontratação e do respeito pelos contratos.
O documento quadro franco-comoriano em curso de elaboração prevê nomeadamente um aumento consequente dos compromissos franceses em matéria de ajuda ao desenvolvimento, indicou a mesma fonte.
-0- PANA BM/IS/MAR/IZ 22julho2019