Presidente comoriano já no Níger para cimeira da paz em África
Niamey, Níger (PANA) - O Presidente das ilhas Comores, Azali Assoumani, e a presidente da Federação para a Paz Universal (FPU), Kathérine Rigney, estão na capital nigerina, Niamey, desde quarta-feira para uma cimeira sobre a paz e desenvolvimento sustentável em África.
À sua chegada ao aeroporto de Niamey, as duas personalidades foram acolhidas pelo primeiro-ministro e chefe do Governo nigerino, Brigi Rafini, na presença de várias outras personalidades.
Segundo os organizadores, a cimeira reúne, a partir desta quinta-feira, mais de dois mil delegados de 25 países diferentes dos quais vários chefes de Estado atuais e antigos, Primeiras-Damas, líderes parlamentares e outras instituições republicanas.
Ministros, parlamentares, líderes religiosos e sobas, mulheres e jovens líderes, empresários e outros dirigentes da sociedade civil estão igualmente entre os participantes.
A reunião presidida pelo chefe de Estado nigerino, Issoufou Mahamadou, está orientada para o lema “Construir uma África Pacífica, Unida e Próspera Centrada nos Valores Universais: Paz, Segurança, Reconciliação, Interdependência, Prosperidade Mútua e Valores Universais".
O objetivo principal da cimeira é promover um Projeto para uma África Celeste, a fim de contribuir largamente para apoiar os esforços dos dirigentes africanos para a paz, a segurança, a reconciliação, o desenvolvimento humano, a realização dos ideais da União Africana (UA) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD) das Nações Unidas.
-0- PANA SA/IS/FK/IZ 28nov2019