Agência Panafricana de Notícias

Presidente cessante vence eleições no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) - O Presidente cessante do Sudão, Omar El Béchir, no poder há 26 anos, foi declarado vencedor das eleições presidenciais no seu país para um novo mandato de cinco anos.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral Nacional (NEC), Mukhtar Al-Asuma, que proclamou esta segunda-feira os resultados oficiais das eleições presidenciais e legislativas de 13 e de 17 de abril último, Omar El Béchir obteve cinco milhões 252 mil e 478 votos (94,05 porcento dos sufrágios expressos).

O presidente da NEC declarou Omar El Béchir como Presidente eleito por ter obtido mais de metade dos votos, enquanto o candidato do Partido Federal da Verdade, Fadul Al-Sid Shuaib, que ocupa a segunda posição, recolheu 79 mil e 779 votos (1,43 porcento dos sufrágios).

« O candidato do Partido Nacional do Congresso obteve mais de metade dos sufrágios expressos. Por conseguinte, é inútil realizar uma segunda volta das eleições presidenciais”, afirmou Al-Asum.

A única mulher que participou nas eleições, Fatimah Ahmed Abdul Mahmou, que participou por conta do partido do finado Presidente sudanês Jaafer Nimery (Partido da União Socialista Sudanesa) registou 47 mil e 653 votos (0,85 porcento de votos).

Dezenas de partidários do Presidente eleito que assistiram à proclamação dos resultados gritaram slogans favoráveis a ele como “Deus é grande, Deus é grande, Béchir para frente, Béchir para frente, que Deus abençoe Béchir”.

O Partido do Congresso Nacional (NCP, no poder) com uma coligação de mais de 40 partidos políticos participou nestas eleições presidenciais e legislativas boicotadas por vários partidos da oposição, dos quais o Partido Nacional UMMA, de Sadiq Al-Mahdi, o Partido do Congresso Popular, de Hassan Al-Turabi, o Partido Comunista Sudanês, o Partido do Congresso e outras formações políticas membros da Aliança das Forças para o Consenso Nacional (NCF) da oposição.

Segundo o presidente da NEC, o número de eleitores inscritos nas eleições estava estimado em 13 milhões 126 mil e 989 e o número de votantes em cinco milhões 584 mil e 863.

Omar El Béchir, que chegou ao poder na sequência dum golpe de estado perpetrado em junho de 1989, será empossado provavelmente em junho próximo para um terceiro mandato.

-0- PANA MO/SEG/BAD/IS/FK/TON 27abril2015