Presidente cessante na Tanzânia lidera primeiros resultados eleitorais
Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - O Presidente cessante da Tanzânia, John Pombe Magufuli, está mais perto duma outra vitória esmagadora nas eleições presidenciais, do que o seu rival direto, Tundu Lissu, segundo os primeiros resultados publicados quinta-feira pela Comissão Eleitoral Nacional (NEC, sigla em inglês).
a contagem realizada até agora o coloca diante do seu opositor direto, Tundu Lissu do oposição Chadema,
Segundo estes dados, Magufuli grangeou 78 por cento dos votos expressos contra apenas 17 por cento de Lissu. A NEC deve anunciar os resultados completos em 72 horas.
Os Tanzanianos votaram com calma, quarta-feira útima, para elegerem um Presidente da República, deputados e vereadores para o Governo de União.
De acordo com os resultados, o partido CCM, de Magufuli, venceu igualmente assentos parlamentares em círculos eleitorais considerados bastiões da oposição, como Mbeya Urban nas terras altas do sul, Tarime Urban na região norte de Mara, Moshi Urban e Hai na Região do Kilimanjaro.
Além de votarem nas eleições nacionais, eleitores nas ilhas semi-autónomas de Zanzibar (Tanzânia) também exerceram este direito para elegerem um Presidente, membros da Câmara dos Representantes e vereadores, vulgo "shekkas", das suas ilhas.
Analistas sublinham que, depois de ganhar a vantagem nos bastiões da oposição, Magulfuli parece prestes a ser reeleito para um segundo e último mandato presidencial na Tanzânia.
O Presidente Magufuli, que fez entrar a Tanzânia no "clube dos países de renda média", foi eleito para o primeiro mandato de cinco anos em 2015, sucedendo a Jakaya Kikwete.
Observadores estimam que o escrutínio de quarta-feira última pareceu "livre e justo", embora os partidos da oposição tenham acusado a NEC de "fraude."
No entanto, de acordo com o presidente da NEC, Semistocles Kaijage, nenhuma queixa formal foi apresentada até a momento junto da sua instituição.
-0- PANA EBM/MA/NFB/IS/SOC/MAR/DD 30outubro2020