Lusaka, Zâmbia (PANA) - O chefe de Estado cessante da Zâmbia, Edgar Lungu, felicitou o Presidente eleito, Hakainde Hichilema, e prometeu assegurar uma transferência pacífica do poder.
Num breve discurso à Nação transmitido em direto pela cadeia pública de televisão, National Broadcasting Corporation (ZNBC), na segunda-feira, o Presidente Lungu agradeceu aos zambianos pela oportunidade que lhe foi dada de servir o país, e também aos membros de seu partido, a Frente Patriótica.
"Gostaria de parabenizar o meu irmão, o Presidente eleito, sua Excelência Hakainde Hichilema, por se tornar no sétimo Presidente republicano (da Zâmbia)", disse Lungu.
Candidato do Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND), Hichilema venceu as eleições de 12 de agosto com uma vitória esmagadora, com uma margem de mais de 996 mil votos em relação a Lungu, seu rival mais direto que obteve 1.814.201 votos.
Graças a esta vitória massiva, Hichilema não precisa de uma segunda volta depois de atingir o limite constitucional de 50,1 por cento para ser vencer na primeira volta.
-0- PANA MM/AR/BAI/IS/MAR/IZ 16ago2021