Agência Panafricana de Notícias

Presidente cessante burundês pode ser único candidato a presidencial no país

Bujumbura- Burundi (PANA) -- O Presidente cessante do Burundi, Pierre Nkurunziza, pode ser o único candidato à eleição presidencial de 28 de Junho devido às desistências dos seus opositores que protestam contra "fraudes eleitorais" durante as municipais de Maio último.
A última retirada é a do primeiro Vice-Presidente da República e candidato da Unidade para o Progresso Nacional (UPRONA, ex-partido único), Yves Sahinguvu.
Esta última renuncia segue-se às dos cantidatos do Conselho Nacional para a Defesa da Democracia, da Frente para a Democracia no Burundi (FRODEBU), das Forças Nacionais de Libertação (FNL, ex-rebelião), do Movimento para a Solidariedade e Desenvolvimento (MSD) e da União para a Paz e Desenvolvimento (UPD).
Estes opositores pedem a demissão e a substituição dos membros da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) que acusam de ter mal organizado as eleições municipais largamente vencidas pelo Conselho Nacional para a Defesa da Democracia/Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD), partido no poder.
O presidente da CENI, Pierre Claver Ndayicariye, reconheceu a existência de "alguns casos de irregularidades", que, aseu ver, não tinham consequências significativas sobre os resultados do escrutínio.
Ele prometeu uma melhor organização das próximas eleições, nomeadamente a presidencial.