Agência Panafricana de Notícias

Presidente cessante "aceita" disputar segundo mandato no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, "aceitou disputar" um segundo mandato, depois de ter recebido domingo no Palácio Presidencial de Koulouba, em Bamako, os responsáveis da "Plataforma de Aliança Eleitoral e Política", que o instaram a candidatar-se às eleições presidenciais de 29 de julho de 2018.

Composta por 67 partidos da maioria presidencial dos quais quatro do centro e quatro da oposição extraparlamentar, a Aliança oficializou na ocasião o seu apoio ao Presidente Kéita e saudou o seu balanço à frente do Estado.

Segundo os responsáveis desta nova entidade política, o objetivo principal da Aliança é garantir a Ibrahim Boubacar Keita um segundo mandato na primeira volta das eleições presidenciais, salientando "as ações notáveis e com êxito que empreendeu tanto do ponto de vista da segurança como do domínio do desenvolvimento socioeconómico".

"Compreendo que, até agora, temos todos observado o tempo de rigor legal e constitucional que impõe um respeito escrupuloso da Constituição, que prevê que, enquanto o colégio não é convocado, ninguém tem o direito de se pôr em campanha sob qualquer forma que seja. Contudo, ouviu-se aqui e acolá candidaturas lançadas de maneira vigorosa mas anticonstitucional".

O Governo maliano convocou, semana passada, o colégio eleitoral para a primeira volta das presidenciais prevista para 29 de julho de 2018.

Até agora, muitos homens políticos, incluindo antigos companheiros do Presidente cessante, declararam-se candidatos às presidenciais de 29 de julho próximo.

-0- PANA GT/TBM/IBA/MAR/IZ 07maio2018