Presidente cabo-verdiano reúne Conselho da Republica face ao aumento da covid-1
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, vai reunir o Conselho da República, devido à situação epidemiológica do país, marcada pelo aumento diário dos casos da covid-19, apurou a PANA de fonte oficial.
Numa nota postada quarta-feira na sua conta oficial Facebook, o chefe de Estado cabo-verdiano refere que já se reuniu terça-feira com os responsáveis das casas Civil e Militar sobre o mesmo assunto.
A sessão serviu para preparar as próximas reuniões do Conselho da República, neste caso “sobre a situação epidemiológica no país”, bem como do Conselho Superior de Defesa Nacional, disse.
Jorge Fonseca não adiantou qualquer objetivo concreto ou data para a convocação do Conselho da República, órgão consultivo do chefe de Estado.
O Conselho da República de Cabo Verde é constituído pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, pelo presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), pelo primeiro-ministro, pelo presidente do Tribunal Constitucional e por um antigo Presidente da República.
Como membros nomeados fazem parte deste órgão atualmente o provedor de Justiça, António Espírito Santo; o engenheiro António Maurício dos Santos, o arquiteto Frederico Hopffer Almada e outras personalidades residentes no país e na Diáspora.
No final de março, Jorge Carlos Fonseca convocou uma reunião do Conselho da República para auscultar este órgão sobre a declaração do Estado de Emergência para travar a progressão da pandemia da covid-19.
O Presidente cabo-verdiano acabaria por declarar o Estado de Emergência, pela primeira vez na história do país, por um período inicial de 20 dias que foi sendo renovado, até finais de maio.
Cabo Verde registava ao final do dia 25 de agosto um acumulado de 3.568 casos de covid-19, com 37 mortes.
-0- PANA CS/IZ 26ago2020