Presidente cabo-verdiano pede amplo debate sobre Orçamento de Estado de 2023
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, apelou a um "amplo debate" em torno do Orçamento do Estado entregue segunda-feira último ao Parlamento, apurou a PANA de fonte segura.
José Maria Neves lançou o apelo quinta-feira quando recebia o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, que lhe entregou uma proposta do Orçamento do Estado para 2023, avaliado em 77.000.000.000 escudos (692.000.000 euros), segundo a mesma fonte.
Em declarações a jornalistas, no final do encontro, o estadista cabo-verdiano destacou a "importância de se construir consensos e compromissos" sobre a mesma matéria, face à "situação complexa e difícil" do país.
"Tendo em conta as dificuldades pós-pandemia, estamos a viver uma situação extremamente complexa e difícil. É importante haver o mais amplo debate do Orçamento do Estado, com a participação de todos os atores políticos e, se for possível, estabelecer pontes, construir consensos e compromissos sobre o mesmo. É fundamental neste momento", afirmou.
A seu ver, o chefe do Governo demonstrou abertura para o diálogo sobre o documento, apesar da maioria absoluta obtida no Parlamento pelo Movimento para a Democracia (MpD, partido no poder).
"O meu apelo é para que o Governo, as forças políticas, os sindicatos e o patronato cheguem a todos os entendimentos fundamentais e que possamos enfrentar os enormes desafios que temos pela frente (...) É claro que o Governo tem a maioria para discutir e aprovar o Orçamento. Mas não é essa questão que está em causa. O que está em causa é a capacidade nacional, o entendimento nacional para fazermos face aos enormes desafios que temos pela frente", frisou ainda o Presidente da República.
-0- PANA CS/DD 07out2022