Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano participa no FESMAN no Senegal

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, parte terça-feira à tarde para Dakar, capital do vizinho Senegal, para participar na III edição do Festival Mundial das Artes Negras (FESMAN), a convite do seu homólogo anfitrião, Abdoulaye Wade.

Neste evento em que o chefe de Estado cabo-verdiano é um dos convidados de honra, estarão presentes também importantes personalidades, como o egiptólogo congolês Theophile Obenga, o historiador senegalês Iba Der Thiam, a escritora antilhana e especialista da raínha angolana Nzinga, Silvia Serbin, o geógrafo afro-brasileiro dos quilombos, Rafael Sanzio, entre outras.

Para além da parte artístico-musical, que contará com a participação de sonantes nomes da música africana e mundial, o festival prevê também um fórum para identificar as bases históricas, linguísticas e antropológicas da renascença africana.

Artistas como o Brasileiro Carlinhos Brown, a Beninense Angelique Kidjo, o grupo sul-africano Mahotella Quens, o célebre percussionista senegalês Doudou Ndyaie Rose, e os músicos senegaleses Yossou Ndour, Akon, Baba Maal e Ismael Lo, atuarão durante o festival.

O primeiro FESMAN foi organizado em 1966 em Dakar por iniciativa do Presidente senegalês Leopold Sedár Senghor e o segundo em Lagos, na Nigéria, em 1977.

-0- PANA CS/TON 14Dez2010