Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano participa no emposse de homologo de Moçambique

 

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, participará quarta-feira, 15 de janeiro corrente, na cerimónia de emposse do homólogo moçambicano, Filipe Nyussi, reeleito para um segundo mandato a 15 de outubro último, apurou a PANA de fonte oficial.

Numa nota publicada na sua página na rede social Facebook, nesta terça-feira, Jorge Carlos Fonseca afirma que estará no ato, na qualidade de chefe do Estado de Cabo Verde e de Presidente temporariamente da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Terei, ainda, a oportunidade e o prazer de me encontrar com a comunidade cabo-verdiana residente em Maputo (capital moçambicana)”, regozijou-se.

Em Maputo, estão já outros chefes de Estado, como o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que já lá se encontra desde domingo último, para uma visita de cinco dias.

Filipe Nyusi, presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder desde a independência do país, em 1975, foi reeleito Presidente da República logo na primeira volta, com 73 por cento dos votos, de acordo com os resultados oficiais, contestado, no entanto, pela Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, e pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

-0- PANA CS/DD 14jan2020