Presidente cabo-verdiano na conferência dos Palop em Luanda
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, participa nesta terça-feira, de forma virtual, numa conferência dos Chefes de Estado e de Governo dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), apurou a PANA de fonte oficial na cidade da Praia.
Da agenda dos trabalhos deste fórum, constam uma breve apresentação sobre o ponto de situação dum projeto de elaboração da história sobre a luta de libertação dos PALOP, e considerações dos chefes de Estado e de Governo sobre esta iniciativa e a situação atual da organização.
O fórum versará igualmente sobre a apreciação e aprovação da resolução para a adesão da República da Guiné Equatorial como membro de pleno direito e da República Democrática de Timor-Leste como membro observador.
A estes temas junta-se ainda a apreciação da resolução sobre a institucionalização das reuniões ministeriais dos setores da Educação, Cultura, Ensino Superior e Ciência e Tecnologia do Fórum PALOP.
O encontro realiza-se, de forma virtual, em Luanda, em Angola, que assume atualmente a liderança do Fórum PALOP, devendo ser revezada nesta presidência rotativa por Cabo Verde, segundo uma nota da Casa Civil do Presidente angolano, João Lourenço
Em previsão da eleição do próximo Presidente rotativo, será submetida à apreciação e aprovação dos participantes uma declaração final deste encontro de concertação dos países africanos lusófonos, apresentada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares.
Por sua vez, Jorge Carlos Fonseca fará um discurso de encerramento, sendo que a João Lourenço incumbe fazer um discurso de abertura deste Fórum PALOP.
Fazem parte desta instituição lusófona africana Angola, Cabo Verde, Guinė-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.
-0-'PANA CS/DD 27abril2021