Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano na cimeira da UA no Rwanda

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, figura entre os participantes 27ª na cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), que arranca este domingo, em Kigali, capital do Rwanda, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

Na cimeira da capital rwandesa a decorrer até segunda-feira, os líderes africanos vão debater o financiamento da organização, o mecanismo africano de revisão de pares, a integração do continente e a criação da zona de comércio livre continental.

Da agenda da reunião que se realiza sob o lema "2016, Ano Africano dos Direitos Humanos, com particular destaque para os direitos da mulher" consta também uma sessão dedicada ao observatório africano contra a sida.

Serão também anunciados os premiados do concurso sobre o Género 2016 e far-se-á o lançamento do Relatório da Década da Mulher Africana.

A 27ª cimeira da UA, além de outros assuntos, vai ser ainda marcada pelas mudanças que vão acontecer a nível da sua comissão executiva, pois a atual presidente, Nkosazana Dlamini-Zuma, não se vai recandidatar para um segundo mandato, assim como o vice-presidente, que já cumpriu os dois mandatos, e mais oito comissários.

De acordo com fonte da Presidência cabo-verdiana, Jorge Carlos Fonseca, que viajou sexta-feira via Angola num avião disponibilizado pelo Governo angolano, aproveitou a sua passagem por Luanda para se reunir com a comunidade cabo-verdiana neste país, antes de rumar para Kigali.

-0- PANA CS/IZ 17julho2016