Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano na Expo 2010 em Xangai

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Presidente Pedro Pires vai presidir sexta-feira às atividades alusivas ao Dia de Cabo Verde na Expo Xangai 2010, que terão como ponto alto um espectáculo de música e dança cabo-verdianas, soube a PANA quarta-feira na Praia de fonte oficial.
O espetáculo musical vai marcar o regresso aos palcos da cantora Cesária Évora, após alguns meses de ausência por motivo de doença, bem como contará com as atuações de Mayra Andrade, de Tcheka e do grupo de dança "Raiz di Polon".
Para além de participar nas atividades do Dia de Cabo Verde, o Presidente Pedro Pires visitará os pavilhões da China, país anfitrião, e dos demais países de língua oficial portuguesa.
A feira de Xangai é a maior exposição global de sempre, contando com a participação de representações de mais de 200 países e organizações internacionais.
Dar a conhecer a sua diversidade cultural e mostrar ao mundo o seu percurso histórico enquanto elo de ligação entre continentes é o objetivo que Cabo Verde pretende alcançar com a sua participação na Expo 2010, sob o lema "Global and Small" (Global e Pequena) para destacar que as pequenas cidades do arquipélago são cidades globais.
Cabo Verde exibe na Expo 2010 as cidades de Ribeira Grande Santiago, antiga Cidade Velha e a primeira construída por europeus na África Subsariana, Praia, a capital do país, e Mindelo, enquanto cidade porto que teve uma importância vital como ponto de abastecimento de carvão à navegação marítima nos séculos XVIII e XIXI.
O pavilhão do arquipélago representa ainda a ilha do Sal devido à importância do seu aeroporto como ponto de escala nos voos intercontinentais entre os continentes europeu, africano e americano.
Cabo Verde, tal como os outros 192 países participantes, usa o certame para fazer a sua promoção a nível económico, científico e político.
O pavilhão de Cabo Verde na Expo 2010 recebe uma média de 16 mil visitas por dia, fato considerado pelo director do espaço, José Correia, como um bom instrumento de promoção do arquipélago, nomeadamente, em relação ao turismo.
Para além da música e do ensino, a participação de Cabo Verde faz-se notar também através da gastronomia e de workshops.
O logotipo da participação de Cabo Verde na Expo 2010 foi distinguido com o sexto lugar no concurso promovido pelo jornal "China Daily".
O concurso abrangeu 130 países dos continentes americano, africano e europeu e, no "top nine" referenciado pelo jornal, Cabo Verde é o único país africano a marcar presença.
Na votação, Cabo Verde foi apenas superado pela Rússia, o primeiro classificado, por Barbados, pela Noruega, por Liechtenstein e pelo México.
O "top nine" segue com o Reino Unido, sétimo, a Alemanha e fecha com a Áustria.