Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano intercede junto de homólogo togolês para libertação de religioso

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou que vai encontar-se em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da ONU, com o seu homólogo togolês, Faure Gnassingbé, para interceder a favor do pastor da Igreja Adventista do arquipélago, António dos Anjos, preso desde 15 de março em Lomé, acusado de tráfico de órgãos humanos e de sangue, soube a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

Antes da sua partida, na sexta-feira para os Estados Unidos da América, Jorge Carlos Fonseca anunciou que solicitou um encontro em Nova Iorque com o seu homólogo do Togo para se inteirar melhor sobre a situação desse missionário cabo-verdiano que clama pela sua inocência face às acusações.

Desde a prisão do religioso, familiares, amigos e pessoas próximas têm-se movimentado com vista à sua libertação, uma vez que consideram que ele está detido ilegalmente, para além de não haver provas convincentes de ter praticado os crimes de que é acusado.

O chefe de Estado cabo-verdiano disse que pretende sensibilizar o Presidente togolês para a situação de António dos Anjos que, no entanto, reconhece, tratar-se de um assunto que cabe à justiça do Togo resolver.

O Governo de Cabo Verde, através da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Jurídicos do Ministério das Relações Exteriores, vem fazendo várias diligências, por intermédio da embaixada cabo-verdiana em Dakar (Senegal), que também representa o Togo, para garantir ao pastor António dos Anjos assistência consular e tratamento condigno na prisão.

-0- PANA CS/TON 22set2012