Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano felicita homólogo angolano pela eleição

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, felicitou, sábado, o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, pela sua reeleição nas recentes eleições ocorridas a 31 de agosto último em Angola, de acordo com uma nota da Presidência Cabo-verdiana a que a PANA teve acesso na cidade da Praia.

Divulgada pelo Gabinete de Comunicação da Presidência da República cabo-verdiana, a nota indica que Jorge Carlos Fonseca transmitiu estas felicitações a José Eduardo dos Santos por telefone durante uma “amistosa conversa”.

Entre outros assuntos de “carácter geral”, os dois chefes de Estado abordaram as relações entre os dois países, nomeadamente a troca de visitas de Estado aos respetivos países”, revela a mesma fonte.

Estes parabens juntam-se à mensagem enviada terça-feira última pelo Primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, a José Eduardo dos Santos pela “histórica reeleição” para o cargo de Presidente da República de Angola.

José Eduardo dos Santos foi proclamado, sexta-feira última, em Luanda, a capital angolana, Presidente eleito de Angola nas eleições gerais de 31 de agosto, numa declaração lida pelo presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana, André da Silva Neto.

Ele anunciou ainda que o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder), cujo candidato foi José Eduardo Dos Santos, foi a formação política mais votada que consequentemente tem 175 deputados dos 220 da Assembleia Nacional angolana.

O segundo partido mais votado foi a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA, principal partido da oposição), que elegeu 32 deputados, seguida pela Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE), com oito deputados, pelo Partido da Renovação Social, com três deputados, e pela Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), com os restantes dois.

-0- PANA CS/DD 09set2012