Presidente cabo-verdiano felicita homólogo de Moçambique pelo novo acordo de paz
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, enviou sexta-feira uma mensagem de felicitações ao seu homológo moçambicano, Filipe Nyusi, pelo recente acordo para a paz definitiva, assinado com o líder da Renamo, Ossufo Momade, apurou a PANA de fonte oficial.
Jorge Carlos Fonseca, que preside atualmente à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), considera que a recente assinatura do Acordo para a Paz Definitiva, em Moçambique, "encheu Cabo Verde de satisfação, não só aqui no país, mas igualmente nos demais países da CPLP".
Neste sentido, ele saudou Filipe Nyusi “pela boa notícia”, que para ele “é sem dúvida um marco importante na criação de condições para a estabilização e desenvolvimento do seu país”.
Jorge Carlos Fonseca felicitou ainda o chefe de Estado moçambicano pelo consenso encontrado, salientando que esta iniciativa confirma o “compromisso e o empenho” das partes na concretização do desejo do “povo irmão de Moçambique”, por uma paz duradoura, assim “facilitando a construção” de um futuro de liberdade, estabilidade política, progresso e bem-estar para os Moçambicanos.
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade, assinaram, quinta-feira, um acordo de “cessação das hostilidades militares” entre o Governo e a Renamo.
O entendimento entre os dois líderes acontece depois de se ter iniciado, na segunda-feira, o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos membros do braço armado da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) e a entrega pelo partido dos oficiais que vão integrar a Polícia da República de Moçambique (PRM).
-0- PANA CS/IZ 03ago2019