Presidente cabo-verdiano esperado na Guiné-Bissau
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, visitará a Guiné-Bissau de 18 a 20 de janeiro corrente, para reforçar e relançar as relações entre os dois países, apurou a PANA de fonte oficial.
"São países que têm laços históricos de cultura e muitas cumplicidades. Poderá ser um momento importante para relançar, reforçar, aproximar cada vez mais os dois povos", afirmou o próprio Presidente cabo-verdiano, no ato da apresentação pública do oitavo volume da sua obra "Magistratura de Influência."
Esta será a primeira deslocação de Jorge Carlos Fonseca à Guiné-Bissau desde a chegada ao poder, nesse país, de Umaro Sissoco Embaló, que já tinha convidado o seu homólogo cabo-verdiano para a sua tomada de posse, ocorrida no início do ano de 2020.
Mas a visita do estadista cabo-verdiano não se realizou devido à crise pós-eleitoral que eclodira na altura na Guiné-Bissau, refere-se.
A 22 de novembro de 2019, o último dia de campanha para a primeira volta das eleições presidenciais na Guine-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, então candidato presidencial, esteve algumas horas na cidade da Praia, onde foi recebido pelo Presidente Jorge Carlos Fonseca.
Após a segunda volta das eleições bissau-guineenses, o recém-eleito Presidente voltou à Praia a 11 de janeiro de 2020, para se reunir, de novo, com o Presidente cabo-verdiano no Palácio Presidencial.
Reiterou, nessa ocasião, o convite ao seu interlocutor para assistir à cerimónia da sua tomada de posse.
Entretanto, em novembro de 2020, o Presidente Embaló formalizou o convite, em carta entregue pelo embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde, M´Bala Fernandes, ao homólogo de Cabo Verde, para uma visita oficial, para "o reforço dos "laços históricos" entre os dois Estados.
Jorge Carlos Fonseca, atualmente presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), terminará o seu segundo mandato à frente do Estado cabo-verdiano, em outubro de 2021.
Depois desta data, realizar-se-ão eleições legislativas e presidenciais em Cabo Verde.
-0- PANA CS/DD 09jan2021