Presidente cabo-verdiano envia condolências ao homólogo turco
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, enviou, segunda-feira, uma carta de condolências ao seu homologo turco, Recep Tayyp Erdogan, soube a PANA de fonte oficial.
Na missiva, José Maria Neves expressou-lhe "uma profunda consternação" pelas trágicas consequências de uma série de fortes sismos registados no sul daquele país e que já provocaram um numero ainda não totalmente determinado de mortes e feridos, para além de elevados perdas matérias.
Um comunicado da Presidência da República informou que o chefe do Estado cabo-verdiano vem acompanhando com tristeza e lamentando as notícias, designadamente no tocante à província de Kahramanmara, que dão conta de centenas de mortos, milhares de feridos e enormes danos materiais em várias cidades na sequência dos terramotos.
“Neste momento de muita tristeza e de grandes perdas, apresento a Vossa Excelência, em nome do povo cabo-verdiano e em meu próprio, os nossos mais profundos sentimentos de pesar e de solidariedade, extensivos a todas as famílias lesadas por este desastre natural”, lê-se no mesmo documento.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor de terra que ocorreu segunda-feira última, registou uma magnitude de 7,8, seguido de varias dezenas de réplicas.
O sismo em apreço foi um dos mais fortes em 100 anos, a par daquele que abalou Erzincan, no leste da Turquia, em 26 de dezembro de 1939, também com magnitude de 7,8 na escala de Richter.
Este terramoto de 1939 deixou mais de 32.000 mortos e provocou um tsunami no Mar Negro, localizado a cerca de 160 quilómetros do epicentro.
-0- PANA CS/DD 07fev2023