Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano é esperado em Portugal

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, inicia esta quinta-feira uma visita de Estado de quatro dias a Portugal, a convite do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, apurou a PANA de fonte oficial.

De acordo com uma nota divulgada pela Presidência cabo-verdiana, nesta que vai ser a sua primeira visita oficial a Portugal, desde que foi eleito em outubro de 2021, o chefe de Estado cabo-verdiano cumprirá uma intensa agenda de trabalhos, nomeadamente o reforço dos laços históricos, políticos, económicos e culturais.

Consta também do seu programa o reforço dos laços de amizade e solidariedade que sustentam a extensa e intensa cooperação existente entre os dois países, de acordo com a fonte.

Esta quinta-feira, José Maria Neves depositará uma coroa de flores no túmulo de Luís Vaz de Camões (poeta nacional de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental), no Mosteiro dos Jerónimos.

Acompanhado da primeira-dama cabo-verdiana, Débora Carvalho, ele será recebido no Palácio de Belém (Presidência da República de Portugal) para um encontro restrito com o seu homólogo português.

Seguir-se-á um encontro alargado às delegações dos dois países.

Da agenda da sua visita, constam ainda um encontro com o presidente da Assembleia da República portuguesa, Augusto Santos Silva, e a sua participação numa sessão solene na Câmara Municipal de Lisboa, onde vai receber as Chaves da Cidade.

Conforme a mesma fonte, o Presidente cabo-verdiano visitará ainda a sede da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), onde se reunirá com o secretário-executivo da organização e intervirá numa sessão extraordinária do Comité de Concertação Permanente da referida instituição.

José Maria Neves será um dos oradores na edição 2022 do Fórum Euroafricano, promovido anualmente pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, com o intuito de estreitar os laços entre a Europa e África, entre outras atividades.

-0- PANA CS/DD 27julho2022