Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano convidado a visitar Angola

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, foi convidado pelo seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, para visitar o seu país nos próximos meses, soube a PANA quinta-feira na Praia de fonte oficial.

O convite foi entregue ao chefe de Estado cabo-verdiano pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros de Angola, Manuel Augusto, na ilha do Fogo, onde José Carlos Fonseca, empossado no cargo no passado dia 09 de Setembro, se encontra em visita para se inteirar dos problemas que afetam as populações locais.

Manuel Augusto, que chefiou uma delegação integrada por cinco pessoas,
aproveitou a oportunidade para informar o chefe de Estado cabo-verdiano sobre a situação política interna de Angola, assim como a conjuntura na África Central e Oriental com destaque para a região dos Grandes Lagos.

O convite para o Presidente cabo-verdiano visitar Angola surge poucos dias depois da nova embaixadora angolana em Cabo Verde, Josefa Coelho da Cruz, ter apresentado as cartas credenciais a Jorge Carlos Fonseca.

Na ocasião, Josefa Coelho da Cruz salientou que Angola pretende reforçar a cooperação com Cabo Verde em setores diversos, com maior foco para os transportes, a formação e a agricultura.

A diplomata angolana, que sucedeu a José César Augusto "Kiluange", frisou que "existe vontade política" de Luanda para implementar o maior número de projetos já em carteira e que, por uma ou outra razão, não foram concretizados.

"Outra prioridade de curto prazo é realizar, o mais breve possível, a próxima Comissão Mista de Angola e Cabo Verde, que há três anos não conhece qualquer desenvolvimento", acrescentou.

Ela lembrou as palavras também proferidas nesse sentido pelo chefe de Estado cabo-verdiano, para quem Angola é um país "muito importante" nas relações externas de Cabo Verde, pelo que ele disse acreditar existirem condições para se alargarem, quer no âmbito dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) quer no da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

-0- PANA CS/TON 27out2011