Presidente cabo-verdiano “consternado" com morte de homólogo do Tchade
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, manifestou-se, esta quarta-feira, “profundamente consternado" com a notícia da morte do seu homólogo do Tchad, Idriss Déby Itno, na sequência de ferimentos sofridos na frente de combates entre o seu exército e rebeldes no norte do seu país no último fim de semana, apurou a PANA de fonte segura.
"Neste momento de tristeza, o Presidente da República de República de Cabo Verde apresenta à Sua Excelência o Presidente Interino da República do Tchad e ao povo chadiano, em nome do povo cabo-verdiano e em seu nome próprio, as suas mais sentidas condolências, solicitando-lhe que transmita os nossos sentimentos de pesar à família enlutada de Idriss Déby Itno", escreveu Jorge Carlos Fonseca na sua mensagem de condolências.
O também Presidente em exercício da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) fez votos para que "o Tchad possa encontrar estabilidade política e social indispensável ao seu desenvolvimento."
O Presidente do Tchad, Idriss Déby Itno, falecido terça-feira última, aos 68 anos de idade, foi um oficial militar de carreira que tomou o poder em 1990 através de um golpe de Estado contra o então chefe domEstado tchadiano, Hissene Habre.
Foi promovido ao posto de marechal de campo em agosto último, tendo sido reeleito para um sexto mandato, a 11de abril corrente, com 79,32 por cento dos votos, de acordo com os resultados provisórios anunciados segunda-feira última à noite pela Comissão Eleitoral Nacional.
Ministros e altas patentes deram conta, segunda-feira de que o chefe do Estado tinha visitado a linha da frente para se juntar ao seu exército, que enfrentava ofensiva lançada por uma coluna de rebeldes a partir de bases recuadas na Líbia, no dia das eleições presidenciais.
Após a morte do Presidente Idriss Déby Itno, o Tchad observa uma transição de 18 meses, durante a qual, o país será governado por um conselho militar chefiado por Mahamat Idriss Déby Itno, filho do finado Presidente morto.
Mahamat Idriss é um general de quatro estrelas, que, até ao último fim de semana, era o chefe da segurança pessoal do seu pai.
-0- PANA CS/DD 21abril2021