Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano considera eleição de Dlamini-Zuma alívio para UA

Praia, Cabo Verde (PANA) – A eleição da Sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma para a presidência da Comissão da União Africana (CUA) constitui um “alívio” para a organização que estava sem liderança efetiva desde a cimeira de janeiro último, declarou segunda-feira em Addis Abeba, na Etiópia, o Presidente cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca.

Falando à Rádio de Cabo Verde (RCV), a partir de Addis Abeba, onde participou na cimeira dos chefes de Estado e Governo da UA, Jorge Carlos Fonseca salientou que a eleição de domingo último acabou por devolver a normalidade institucional à UA, criando condições para uma melhor operacionalização ou materialização de programas e ações daquela organização continental.

“Conseguiu-se numa quarta tentativa a votação da nova presidente da Comissão da União Africana numa eleição com alguma surpresa, mas que acaba por resolver um problema que estava a prolongar-se no tempo. Foi um alívio para alguns segmentos da UA a eleição do novo presidente da Comissão”, frisou.

O chefe de Estado cabo-verdiano disse acreditar que, com a experiência acumulada, Nkosazana Dlamini-Zuma está bem posicionada para, com o apoio bastante, conseguir articular vontades e recursos para que o continente consiga alcançar o patamar superior que poderá culminar-se com a criação de uma zona de livre comércio a nível continental.

Jorge Carlos Fonseca considera que uma melhor articulação entre as instâncias e comissões existentes no continente africano vai ser um dos grandes desafios da nova presidente da Comissão da UA, para dar a garantia da paz e segurança no continente, onde, segundo disse, “há condições para se alcançar novos patamares” de desenvolvimento.

Efetivamente, Nkosazana Dlamini-Zuma, então ministra do Interior da África do Sul, venceu domingo último a eleição para se tornar na primeira mulher a chefiar a Comissão da União Africana, em detrimento do seu antecessor Jean Ping, do Gabão, que dirigia a organização de 54 membros desde 2008.

-0- PANA CS/DD 16jul2012