Presidente cabo-verdiano apresenta condolências por morte da rainha Isabel II
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, enviou, sexta-feira, uma mensagem de condolências ao novo rei Carlos III, do Reino Unido, em nome do povo cabo-verdiano e em seu nome próprio, para manifestar “uma enorme tristeza e imenso pesar” pela morte da rainha Isabel II, falecida, quinta-feira, aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, apurou a PANA de fonte oficial.
Na carta de condolências endereçada ao novo soberano britânico, José Maria Neves sublinha que Isabel II “marca de forma indelével a história do Reino Unido e do Mundo, pelo seu exemplo de perseverança e liderança ao longo dos seus 70 anos de reinado, e pelo constante progresso do seu povo, uma verdadeira fonte de inspiração”.
Por sua vez, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, endereçou, também na sexta-feira, uma carta de condolências à Primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, para, em nome do povo de Cabo Verde, manifestar “as mais profundas condolências” pelo falecimento da Rainha Isabel II.
“Nossos pensamentos e orações mais profundos são transmitidos a todos os antigos súbditos da Sua Majestade, incluindo aqueles nas nações do Reino Unido e em toda a Commonwealth”, sublinhou na missiva.
Além da duração sem precedentes do seu reinado, prosseguiu Ulisses Correia e Silva, estavam as maneiras extraordinárias pelas quais ela inspirou e se conectou aos seus súbditos, juntamente com tantos membros da comunidade internacional.
“Em todo o mundo e mesmo durante os tempos mais turbulentos, ela era um farol de estabilidade, graça e humildade”, realçou o primeiro-ministro.
De igual modo, expressou com “igual sinceridade” os mais calorosos votos ao Rei Carlos III, augurando que o seu reinado seja longo e próspero.
0 – PANA CS/MAR 10 set 2022