Presidente cabo-verdiano anuncia visita de homólogo angolano
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Fonseca, anunciou quinta-feira uma visita de Estado do seu homólogo angolano, João Lourenço, antes da próxima cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de julho próximo, em Luanda.
A visita foi acertada entre os dois chefes de Estado, num encontro mantido no âmbito da primeira cimeira Rússia-África que decorreu, entre 23 e 24 de outubro corrente, na estância balnear russa de Sochi.
Numa nota postada na sua conta Facebook, o estadista cabo-verdiano diz que a data exata da deslocação do seu homólogo angolano ao arquipélago "será anunciada oficialmente pelos canais diplomáticos".
Fonseca revelou que, entre outras questões, abordou com João Lourenço o acordo de mobilidade na CPLP e o Encontro internacional da Juventude Africana, agendado para a ilha cabo-verdiana do Sal, em março de 2020.
No final da cimeira de Sochi, o Presidente Jorge Fonseca manteve também um encontro formal e alargado com o Presidente Macky Sall, do Senegal, com quem analisou, entre outros assuntos, as relações bilaterais e a realização da Gala da Diáspora cabo-verdiana, a ter lugar, em Dakar, a 7 de dezembro deste ano.
Fonseca revelou que também analisou com o seu homólogo senegalês aspetos ligados ao relacionamento no seio da União Africana (UA) e ao Encontro Internacional da Juventude Africana.
Em em Sochi, ele reuniu-se ainda com os Presidentes do Gana, das Seicheles, de Moçambique, do Burkina Faso, da Namíbia, da Guiné-Equatorial, assim como com os ministros do Interior da Guiné-Bissau e dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe.
-0- PANA CS/IZ 25out2019