Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano aborda segurança e governação na cimeira nos Estados Unidos

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde revelou que vai aproveitar a cimeira entre Barack Obama e os chefes de Estado africanos, esta segunda-feira, em Washington, para defender as posições de Cabo Verde em matérias como a paz, segurança e governação, apurou a PANA domingo de fonte oficial.

Jorge Carlos Fonseca considera ainda que a cimeira entre os Estados Unidos e África, que decorre de 04 a 06 de agosto, será uma oportunidade para falar de investimentos e reforçar relações bilaterais em contactos com homólogos africanos, instituições internacionais e sociedade civil.

"A cimeira tem como objetivo central reforçar os laços históricos, culturais, económicos e políticos entre os Estados Unidos e África e analisar as perspetivas de relançamento de novas formas de cooperação a longo termo para o desenvolvimento do continente africano, nas áreas das finanças, investimento, comércio, segurança, entre outras", lê-se numa nota da Presidência da República.

"Investir no futuro de África" é o tema principal da cimeira, que contará ainda com debates sobre a paz e segurança regional e governação para a próxima geração.

No dia 06 de agosto, Jorge Carlos Fonseca participará numa conferência de Washington, que visa entre, outros aspetos, reforçar as relações económicas entre os Estados Unidos e os países africanos.

Durante a sua permanência nos Estados Unidos, o Presidente cabo-verdiano vai ainda encontrar-se com as autoridades locais, estaduais e congressistas, como o governador de Massachusetts, Deval Patrick, e representantes do Estado de Massachusetts, Vinny de Macedo e Tony Cabral, de origem cabo-verdiana.

Do programa destacam-se encontros entre Jorge Carlos Fonseca e a comunidade cabo-verdiana residente nos Estados Unidos.

O Presidente cabo-verdiano, que regressa à Cidade da Praia a 11 de agosto corrente, faz-se acompanhar de uma delegação integrada pelo ministro do Turismo, Indústria e Energia, Humberto Brito, pelo embaixador de Cabo Verde em Washington, José Luís Rocha, pelo chefe da Casa Civil, Manuel Faustino, e por outros colaboradores da Presidência da República.

Em março do ano passado, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, foi um dos participantes num encontro entre o chefe do Estado e de Governo norte-americano e os líderes governamentais de Cabo Verde, Senegal, Serra Leoa e Malawi.

O convite de Barack Obama a José Maria Neves para participar nesse encontro de trabalho na Casa Branca foi considerado pela embaixadora americana em Cabo Verde, Adrienne O'Neal, como o reconhecimento por parte dos Estados Unidos à boa governação no arquipélago.

-0- PANA CS/IZ 04ago2014