Agência Panafricana de Notícias

Presidente burundês recebe vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros

Bujumbura, Burundi (PANA) - O vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Mikhail Bogdanov, reuniu-se sábado em Bujumbura com o chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza, sobre as vias e meios de reforçar as relações entre os dois países, anunciou a rádio nacional.

Os Russos apreciam positivamente o passo já dado na busca da paz no Burundi, mergulhado numa grave crise política há um ano, e preparam-se para ajudar em diferentes domínios da vida nacional, indicou o porta-voz adjunto do Presidente burundês, Jean-Claude Karerwa, citado pela Rádio.

O chefe de Estado burundês, por seu turno, convidou os empresários russos a vir investir no país agora que a paz e a segurança estão a melhorar, segundo as mesmas fontes.

A Rússia é um dos raros membros da comunidade internacional a não ter achado falhas nas eleições gerais controversas de 2015 que provocaram uma das graves crise políticas destes 15 últimos anos no Burundi.

O Presidente russo, Vladimir Putin, foi o primeiro chefe de Estado estrangeiro a felicitar o seu homólogo burundês pela sua reeleição, seguido pela China.

Os Russos e os Chineses manifestam hoje ainda o seu apoio diplomático ao poder burundês, opondo-se sempre diante do Conselho de Segurança ao envio de capacetes azuis para o Burundi para proteger a população vítima de violência.

-0- PANA FB/JSG/SOC/MAR/IZ 14maio2016