Bujumbura, Burundi (PANA) – O chefe de Estado, Pierre Nkurunziza, realça o seu papel ativo na diminuição das divisões étnicas no Burundi desde a sua chegada ao poder, em 2005.
Nkurunziza fez este pronunciamento quando falava por ocasião da celebração, quarta-feira última, em Bujumbura, do 29.º aniversário da Carta da Unidade, adotada a 5 de fevereiro de 1991, através de um referendo, com 89,21 por cento dos votos dos cidadãos burundeses maiores de idade.
Explicou que esta unidade reencontrada dos Burundeses foi possível graças a um trabalho metódico, nomeadamente a instalação da Comissão Nacional para a Verdade e Reconciliação (CVR), dos Conselhos Nacionais para o Diálogo Social Permanente, Unidade e Reconciliação.
Também citou outras políticas, nomeadamente a institucionalização dos trabalhos de desenvolvimento comunitário, a criação de cooperativas comunitárias ou ainda campanhas de moralização da sociedade sob a sua liderança, que tiveram efeitos positivos no comportamento unitário dos Burundeses.
"A unidade é uma herança legada pelos nossos antepassados. Façamos disso um capital duradouro e uma barreira de proteção para o país”, é o lema escolhido este ano para a comemoração da adoção da Carta da Unidade Nacional, frisou o chefe do Estado burundês.
-0- PANA FB/JSG/FK/DD 5fev2020