Presidente burundês presente na Cimeira UA/UE em Bruxelas
Bujumbura, Burundi (PANA) - O Presidente burundês, Evariste Ndayishimiye, deixou Bujumbura, terça-feira, com destino a Bruxelas (Bélgica), para participar na 6.ª Cimeira dos Chefes de Estado membros da União Africana (UA) e da União Europeia (UE), agendada para 17 a 18 de fevereiro de 2022, anunciou um comunicado oficial.
Este fórum realiza-se pouco antes da decisão da UE de levantar as sanções económicas contra o Burundi, impostas desde 2015,,na sequência duma crise política e de direitos humanos, posterior às eleições controversas e a atos de de violência em massa ocorridos neste país.
No quadro destas sanções, a UE tinha cancelado um apoio orçamental de mais de 430.000.000 euros, inicialmente previsto para o período de 2015-2020, a favor do Burundi.
A decisão de retomar a cooperação entre as duas partes foi motivada pela melhoria do clima sócio-político desde o fim do ciclo eleitoral de 2020, marcado pela eleição do Presidente Ndayichimiye no Burundi.
Porém, a vigilância da UE permanecerá nos domínios dos direitos humanos, da boa governação e do Estado de direito, que ainda carecem de "novas melhorias", segundo a parte europeia.
O Presidente Ndayishimiye saudou "uma decisão sábia, com efeito imediato."
Uma marcha-manifestação popular, por outro lado, foi organizada no fim de semana passado em Bujumbura, a capital económica do Burundi, para saudar o levantamento destas sanções infligidas por este principal parceiro técnico e financeiro do país.
-0- PANA FB/IS/DIM/DD 16fev2022