Agência Panafricana de Notícias

Presidente burundês no Japão

Bujumbura, Burundi (PANA) - O chefe do Estado burundês, Pierre Nkurunziza, deixou o seu país quinta-feira para Yokohama, no Japão, onde vai participar na V Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD V), previsto de 1 a 3 de junho de 2013, anunciou um comunicado da Presidência.

A TICAD é uma iniciativa lançada em 1993 pelo Governo nipónico para promover um "diálogo político de alto nível" entre os dirigentes africanos e os seus parceiros no domínio do desenvolvimento, lembra o comunicado.

Ela é igualmente o principal quadro mundial, cuja missão é coordenar a execução de programas que visam promover o desenvolvimento de África, em parceria com as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Comissão da União Africana, acrescenta o comunicado.

No Burundi, o Japão participa em grande escala na execução de diferentes programas de desenvolvimento, nomeadamente no quadro estratégico da segunda fase de crescimento e de luta contra a pobreza (CSLP II).

O Japão procedeu igualmente à redução duma dívida do Burundi de cerca de seis milhões de dólares americanos em setembro de 2009.

-0- PANA FB/JSG/MAR/TON 30maio2013