Agência Panafricana de Notícias

Presidente burundês investido para novo mandato

Bujumbura, Burundi (PANA) - O Presidente burundês, Pierre Nkurunziza, jurou esta quinta-feira diante do Parlamento e dos juízes do Tribunal Constitucional para um novo mandato na liderança do seu país depois ser reeleito no termo dum escrutínio controverso.

A segurança foi consideravelmente reforçada e os principais eixos rodoviários para o norte da capital burundesa, onde decorria a cerimónia de investidura, foram encerrados à circulação automóvel.

Nenhum chefe de Estado estrangeiro assistiu à cerimónia de investidura do Presidente Nkurunziza, reeleito a 21 de julho último com 70 porcento dos votos sem a participação dos principais líderes da oposição, que apelaram para o boicote do escrutínio.

No seu discurso, o Presidente Nkurunziza garantiu que iria governar para "todos os Burundeses".

Ele apelou aos milhares de Burundeses que fugiram do país durante a crise sociopolítica a regressarem ao país para participarem na sua construção com garantias de segurança reforçada.

O Presidente burundês lançou uma advertência severa contra os que desejam perturbar a segurança pela continuação das matanças em grande escala ou de maneira isolada como acontece há vários meses no Burundi.

-0- PANA FB/JSG/MAR/TON 20agosto2015