Presidente burundês homenageia na liderança da UA
Bujumbura, Burundi (PANA) - O Presidente do Burundi, Evariste Ndayishimiye, prestou uma "vibrante homenagem" aos "eleitos" da 34ª cimeira ordinária dos chefes de Estado da União Africana (UA), aberta de sábado a domingo, em Addis Ababa, capital da Etiópia.
Numa mensagem na sua conta Twiter, o general Ndayishimiye parabenizou primeiro o seu "irmão" Félix Tshisekedi, Presidente da República Democrática do Congo (RDC), pela "sua brilhante ascensão à frente da UA" e pela "sua sábia condução dos trabalhos do primeiro dia da cimeira”.
O chefe de estado felicitou igualmente o presidente cessante da organização continental e chefe de Estado da África do Sul, Cyril Ramaphosa, pela "sua liderança esclarecida" à frente da UA.
Os outros funcionários homenageados por pelo chefe de Estado do Burundi são o presidente cessante da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, pela sua recondução, e a nova vice-presidente da Comissão, a diplomata rwandesa Monique Nsanzabaganwa.
Ndayishimiye também felicitou os quatro comissários eleitos no primeiro dia duma cimeira “sem precedentes”, realizada “pela primeira vez na história da UA, em formato virtual”.
O chefe do Executivo do Burundi reitera a todos eles "toda a sua cooperação e total apoio".
Esta cimeira anual dos chefes de Estado dos países-membros da UA foi realizada por videoconferência, devido à pandemia do coronavírus.
A pandemia fez parte das questões da agenda da cimeira, numa altura em que o continente totaliza mais de 3,6 milhões de casos positivos, segundo a última contagem do Centro Africano para o Controlo de Doenças (CDC).
A paz e a segurança, as artes, a cultura e o património do continente africano form outros temas da agenda da cimeira encerrada este domingo.
-0- PANA FB/IS/MAR/IZ 07fev2021