Agência Panafricana de Notícias

Presidente burundês homenageia militares mortos na Somália

Bujumbura, Burundi (PANA) – O Presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, homenageou os militares do contingente burundês da Missão Africana de Manutenção da Paz na Somália (AMISOM) mortos a 23 de fevereiro último por jovens combatentes islâmicos do grupo Al Shabaab opositores ao regime de Mogadíscio.

« Felicitamos os nossos militares pelo tabalho realizado no seio da missão para a paz internacional, especialmente na Somália, até deixar as suas vidas » declarou o Presidente burundês quarta-feira após o repatriamento e o enterro dos primeiros corpos das vítimas dos numerosos ataques do Al Shabaab contra as tropas da AMISOM baseadas em Mogadíscio.

O Exército burundês admitiu oficialmente a perda de seis militares e o ferimento de 12 outros em violentos combates domingo passado em Mogadíscio.

« Eles honram África, em geral, e a Nação burundesa, em particular », declarou o Presidente burundês no Instituto Superior dos Quadros Militares (ISQM) de Bujumbura onde ele abriu o ano acadêmico 2011.

A pedido do chefe de Estado burundês, um minuto de silêncio foi observado em memória dos militares mortos nos últimos dias no estrangeiro.

Terça-feira, o chefe do Estado Maior-General do Exército burundês, o general Godfroid Niyombare, disse que a retirada das tropas burundesas da AMISOM está fora de questão.

Os combatentes do grupo Al Shabaab divulgaram nos últimos dias na internet imagens impressionantes de corpos sem vida, numa praia de Mogadíscio, apresentados como militares burundeses mortos nos recentes combates na capital da Somália.

-0- PANA FB/TBM/CCF/TON 02mars2011