Presidente burundês felicita homólogo ugandês pela vitória nas presidenciais
Bujumbura, Burundi ( PANA) - O Presidente burundês, Evariste Ndayishimiye, felicitou o seu homólogo e “irmão” ugandês, Yoweri Kaguta Museveni, pela sua vitória nas presidenciais de 14 de janeiro corrente no seu país, soube a PANA de fonte oficial.
Ndayishimiye realçou esta vitória confirmada na publicação dos resultados eleitorais, segundo a mesma fonte.
Os Ugandeses fizeram uma "enorme escolha que reforçará cada vez mais a sua contribuição para a Comunidade Económica dos Estados da África Oriental a que pertencem os nossos dois países, escreveu o Presidente burundês, na sua conta twitter.
O Presidente ugandês, no poder há 35 anos, venceu as novas eleições presidenciais com 58,64 por cento dos sufrágios expressos, diante do seu principal opositor, Bobi Wine, que obteve 34,83 por cento dos votos.
Museveni é muito conhecido dos Burundeses, dos quais beneficiou apoios multiformes quando ele estava no maquí para combater o regime no poder no Uganda, nos anos 1980.
O Presidente Museveni participou em todas as iniciativas regionais que permitiram livrar o Burundi da guerra civil, de 1990 a 2000.
O sub-região apelou, além disso, ao Presidente ugandês para servir de medianerio na crise burundesa, devido às eleições controversas de 2015, marcadas por atos de violência.
O Uganda continua a servir de refúgio a várias dezenas de milhares de Burundeses, que fugiram do Burundi devido à crise de 2015.
O pequeno comércio transfronteiriço entre os dois países desempenha igualmente um papel considerável nas relações económicas, refere-se.
-0- PANA FB/IS/FK/DD 17jan2021