Agência Panafricana de Notícias

Presidente burundês esperado no Uganda para Cimeira Leste-Africana

Bujumbura, Burundi (PANA)- O Presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, era aguardado esta sexta-feira em Kampala, no Uganda, para participar na 15ª Cimeira dos Chefes de Estado da Comunidade Leste-Africana (CEA) de comércio, segundo um comunicado oficial.

Da agenda do encontro consta nomeadamente a assinatura dum protocolo relativa à criação duma União Monetária, indica a nota.

Enquanto se espera pela implementação desta União Monetária, "negociações vão continuar sobre dossiers conexos, nomeadamente a aplicação do Instituto Monetário Leste-Africano que preparará, por seu turno, as modalidades práticas da criação dum Banco Central Leste-Africano", revela o comunicado.

Os chefes de Estado da CEA deverão igualmente analisar o dossier relativo à realização do "Território Aduaneiro Único" cuja criação efetiva é esperada a 1 de janeiro de 2014.

Quanto ao roteiro para o estabelecimento da federação política, deve passar por pressupostos , nomeadamente a aplicação efetiva dos protocolos sobre a União Aduaneira, o Mercado Comum ou ainda a União Monetária.

Os chefes de Estado deverão igualmente analisar os pedidos de adesão à Comunidade do Sudão Sul e da República Federal da Somália, bem como a extensão da jurisdição do Tribunal de Justiça da CEA aos crimes contra a humanidade.

A organização desta cimeira ocorre num contexto de tensões políticas internas nesta jovem comunidade que agrupa o Burundi, o Rwanda, o Uganda, a Tanzânia e o Quénia.

A Comunidade foi criada em 1999 pelo Uganda, pela Tanzânia e pelo Quénia, pelo Burundi e pelo Rwanda que aderiu em 2007.

-0- PANA FB/JSG/MAR/DD 29nov2013