Bujumbura , Burundi (PANA) - O novo chefe de Estado burundês, Evariste Ndayishimiye, efetuou sábado a sua primeira visita oficial à Tanzânia, dominada pelas questões económicas entre os dois países vizinhos da Comunidade Económica da África Oriental (EAC), indica um comunicado oficial.
O encontro entre o Presidente Ndayishimiye e o seu homólogo tanzaniano, John Pombe Magufuli, foi realizado, em Kigoma, a maior cidade do noroeste da Tanzânia, à beira do Lago Tanganyika.
O Presidente tanzaniano ofereceu-se a desenvolver as infraestruturas aeroportuárias e ferroviárias desta cidade fronteiriça, para facilitar a venda dos minérios burundeses para o exterior, nomeadamente o ouro e o níquel.
As estatísticas do Gabinete Público de Receitas dão a vantagem à Tanzânia, um país pelo qual transita mais de 95 por cento das importações e exportações do Burundi.
As exportações do Burundi são essencialmente constituídas pelo café (40,6 por cento), pelo chá (16,9 por cento) e pelo tabaco (3,0 por cento).
Os produtos petrolíferos lideram as importações do Burundi (17,4 por cento), seguidos dos medicamentos (5,8 por cento), dos adubos minerais (2,5 por cento ) e do cimento (2,0 por cento).
Em 2019, o Burundi registou uma diminuição de 16,8 por cento das exportações, contra um aumento de 3,6 por cento das importações.
-0- PANA FB/BEH/FK/IZ 20set2020