Agência Panafricana de Notícias

Presidente burundês apresenta já cumprimentos de ano novo a membros dos corpos de defesa nacional

Bujumbura, Burundi (PANA) – O chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza, apresentou quinta-feira os seus cumpromentos de Ano Novo 2011 e homenagens aos membros dos corpos de defesa e segurança nacionais do Burundi pelo trabalho realizado em 2010.

O Presidente Nkurunzixa referiu-se sobretudo à segurança das segundas eleições gerais pós-conflito de 2010 para exoressar aos militares e políciais o seu agradecimento.

"Asseguraram bem o país antes, durante e depois das eleições enquanto pessoas malintencionadasa diziam que vocês não estariam à altura desta nobre tarefa", regozijou-se.

Ele exortou-lhes a continuar a garantir a segurança de todos os habitantes do Burundi e a observar a sua neutralidade pois, frisou, "a paz e a segurança são pilares de qualquer desenvolvimento".

O Presidente burundês comprometeu-se igualemente a resolver os problemas materiais dos corpos de defesa e segurança nacionais no ano novo 2011.

O Exército burundês conta atualmente mais de 25 mil homens saídos da fusão dos ex-combatentes rebeldes e soldados governamentais que desempenharam um papel ativo na guerra civil que decorreu na década passada.

A nova Polícia nacional possui apenas perto de 20 mil homens.

O passado das forças de defesa e segurança nacionais está ligado a uma série de golpes de Estado sangrentos, tais como o que derrubou o primeiro Presidente democraticamente eleito, Melchior Ndadaye, em 1993, abrindo assim a via a uma longa guerra civil cujas sequelas se fazem sentir até hoje.

-0- PANA FB/TBM/MAR/DD 24Dez2010