Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, efetua de 20 a 21 de fevereiro de 2019, uma visita de amizade e de trabalho à Alemanha, anunciou terça-feira o seu gabinete de comunicação.
Durante a sua estada em terra alemã, o chefe de Estado burkinabe abordará com os seus anfitriões, nomeadamente o Presidente federal Franck Walter Steinmeier e a chanceler Angela Merkel, a cooperação entre o Burkina Faso e a Alemanha, indica um comunicado oficial transmitido à PANA.
A questão dos desafios comuns de desenvolvimento e de segurança estarão igualmente na ordem do dia, segundo a mesma fonte.
Lembrando que Kaboré é o presidente em exercício do G5 Sahel, o comunicado sublinha que a Alemanha "desempenha um papel central no seio da Aliança Sahel, que anunciou um financiamento de um bilião e 300 milhões de euros para o Programa de Investimento Prioritário (PIP)".
No seio do G20, a Alemanha está na origem da aplicação do Compact With Africa, um mecanismo de promoção dos investimentos privados em África.
Esta visita à Alemanha é a segunda do Presidente Roch Marc Christian Kaboré, que terá um almoço de trabalho com a chanceler Angela Merkel, revela a nota.
-0- PANA TN/DD/IS/MAR/IZ 19fev2019