Agência Panafricana de Notícias

Presidente burkinabe toma nota de desejo de seu antecessor de ajudar país

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, tomou nota duma carta do ex-Presidente burkinabe Blaise Compaoré, sobre a segurança do Burkina Faso, declarou terça-feira à noite o porta-voz do Governo burkinabe, Remis Dandjinou.

Segundo um comunicado lido por Dandjinou, Compaoré reafirmou, na sua carta, a sua disponibilidade para apoiar todas as iniciativas para a promoção da paz e da  coesão nacional.

Sexta-feira última, 12 de abril de 2019, o chefe do Estado burkinabe recebeu uma carta, datada da 29 de março último, enviada por Blaise Compaoré, ex-chefe de Estado de Burkina Faso (de 1987 a 2014), referiu.

"Nesta missiva, Blaise Compaoré frisou que, desde 2016, o nosso país é objeto de ataques mortíferos e recorrentes que enlutam toda a nação", escreveu Compaoré, endereçando as suas condolências às famílias das vítimas e desejando rápidas melhoras aos feridos", lê-se num comunicado lido pelo porta-voz presidencial.

Compaoré expressa a sua solidariedade com o povo  burkinabe e saúda a coragem, dedicação e o espírito de sacrifício das forças de defesa, indica a nota.

"Blaise Compaoré pede a reconciliação dos corações e dos espíritos de todos os Burkinabes, sem exceção e nem exclusão, e reafirma a sua disponibilidade para apoiar todas as iniciativas com vista à promoção da paz, da coesão nacional, da convivência e da unidade nacional ", afirmou o porta-voz.

Por sua vez, o Presidente Roch Marc Christian Kaboré,  "tomou nota desta correspondência e da disponibilidade do do senhor Compaoré", disse o comunicado.

O presidente Compaoré foi derrubado a 31 de outubro de 2014, depois de 27 anos de poder ditatorial, por uma revolução popular.

Pouco tempo depois, isto é desde 2015, o Burkina Faso é objeto de ataques terroristas mortíferos, principalmente no nordeste do seu território.

O regime no poder acusa-o de estar de trás destas matanças.

-0- PANA TNDD/TBM/DIM/DD 16abril 2019