Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, saúda o compromisso do Benin, da Côte d’Ivoire, do Gana e do Togo numa cooperação ativa com o G5 Sahel, na luta contra o terrorismo.
"Gosto de saudar a iniciativa de Accra (capital ganense) que envolve o Benin, a Côte d’Ivoire, o Gana e o Togo, numa cooperação ativa com o G5 Sahel na luta contra o terrorismo”, regozijou-se Kaboré, na presença do seu homólogo ivoiriense, Alassane Ouattara, no encerramento da oitava cimeira do Tratado de Amizade e Cooperação entre os dois países.
Para Kaboré, todos os países estão confrontados com o desafio maior e global que é a luta contra o terrorismo. "O Burkina Faso, em particular, e os países do G5 Sahel pagam carro devido a esta situação", lamentou.
Afirmou que a situação "tem um impacto negativa nas nossas economias e na coesão social, minando assim os nossos esforços de construção nacional”.
O Presidente burkinabe acrescentou que “a paz não tem preço e cada um de nós o sabe muito bem, que sem paz nem segurança, nenhum desenvolvimento é projetável”.
Vários países da sub-região oeste-africana estão na mira dos terroristas, alertou.
-0- PANA TNDD/BEH/SOC/FK/DD 31julho2019