Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kabroré, remodelou ligeiramente, quarta-feira, o Governo, assumindo, ele próprio, a pasta de ministro da Defesa, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com um decreto publicado quarta-feira ultima à noite, a pasta de vice-ministro da Defesa foi confiada ao major-coronel Barthélemy Simporé.
A pasta de ministro da Segurança Pública coube a Maxime Koné, que, até então, era ministro dos Negócios Estrangeiros.
Estas funções foram atribuídas a Clarisse Merindol Ouoba.
"Um novo Governo está assim instalado. A remodelação ministerial realizada a 30 de junho de 2021 inscreve-se na minha vontade de dar um novo impulso ao nosso compromisso face aos desafios maiores da nossa Nação”, escreveu o Presidente Kaboré na sua conta Twitter.
"O acompanhamento e apoio de todos os filhos e filhas do Burkina Faso serão a essência deste novo executivo, na construção de uma nação segura”, acrescentou o chefe do Estado burkinabe.
A remodelação segue-se à intensificação, desde o início de junho último, de ataques terroristas no Burkina Faso, provocando queixas no seio das populações que se manifestaram em algumas localidades contra o fenómeno.
A oposição política prometeu realizar outras manifestações, precisamente sábado e domingo próximos.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 1julho2021