Agência Panafricana de Notícias

Presidente burkinabe promete análise "minuciosa" das preocupações populares

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Presidente do Burkina Faso, Blaise Compaoré, dirigiu terça-feira, em Ouagadougou, os trabalhos das corporações constituídas do Estado com vista a buscar soluções às suas preocupações.

Primeiro do género, o fórum das corporações constituídas é um quadro de convergência para discussões diretas e inclusivas com o Presidente da República acompanhado pelo seu primeiro-ministro e pelos demais membros do Governo.

Durantre mais de duas horas, os mil 500 participantes provenientes de organizações e estruturas da sociedade civil, organizações socioprofissionais, instituições públicas e parapúblicas, forças paramilitares e do mundo dos negócios submeteram as suas maiores preocupações ao Presidente Campaoré.

A título das preocupações de interesse nacional, 14 pontos foram objeto de discussão. Trata-se nomeadamente do reforço da luta contra o grande banditismo, da segurança pública e da luta contra o incivismo, a restauração da autoridade do Estado, o sistema educativo, a resolução das crises nas universidades do Burkina Faso.

Os delegados ao fórum debruçaram-se sobre a questão do desemprego dos jovens, o reforço das concertações setoriais, o processo de consolidação do Estado de Direito, as preocupações comuns em matéria de saúde e proteção social e as preocupações comuns relativas aos procedimentos nos mercados públicos.

O Presidente Compaoré saudou a riqueza da contribuição e a pertinência das sugestões dos delegados, bem como dos antigos chefes de Estado pela sua disponibilidade a partilharem com os participantes as suas experiências.

Concedendo um lugar de escolha ao diálogo social, o Presidente Campaoré disse continuar convencido de que ele é «a chave de nossos valores ancestrais» na consolidação da paz social e do desenvolvimento solidário.

-0- PANA IS/AAS/SOC/CJB/IZ 07nov2012