Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, participa, de 9 a 11 de outubro de 2019, em Lyon (França), na sexta Conferência de Reconstituição dos Recursos do Fundo Mundial de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária, anunciou terça-feira a Presidência burkinabe.
A Conferência de Lyon visa mobilizar cerca de 14 biliões de dólares americanos para o financiamento de programas no período 2021-2023.
"Os fundos servirão não só para cobrir os medicamentos, mas igualmente para reforçar as instituições de saúde e de promoção social dos países do sul”, nota a Presidência num comunicado.
Presentes no encontro estarão ainda o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesu; o diretor-executivo do Fundo Mundial, Peter Sands; o presidente do Conselho de Administração do Fundo, Donald Kaberuka; Prémios Nobel de Medicina e doadores privados.
Em redor do Presidente francês, Emmanuel Macron, eles vão discutir sobre as melhores estratégias para a mobilização e a utilização dos fundos.
O Fundo Mundial de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária, criado em 2002, tem por objetivo fixado pela Organização das Nações Unidas (ONU) erradicar a epidemia do HIV até 2030.
Mais de 12 biliões de dólares americanos foram angariados na anterior conferência, em 2016, no Canadá.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/IZ 09out2019