Agência Panafricana de Notícias

Presidente burkinabe insta compatriotas a inscreverem-se em listas eleitorais

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente interino do Burkina Faso, Michel Kafando, exortou terça-feira os seus compatriotas a demonstrarem patriotismo inscrevendo-se maciçamente nas listas eleitorais.

"Mobilizem-se, invadam os postos de registo para demonstrar o vosso patriotismo e a vossa dedicação aos ideais de paz e de democracia", disse Kafando às populações de Kaya, no centro-norte do país.

Diplomata reformado designado para dirigir o país depois da destituição, a 30 de outubro de 2014, de Blaise Compaoré, por uma revolta popular, Kafando considerou ser "preciso" que os jovens compreendam que, para concluírem o movimento que começaram, devem eles próprios envolver-se para votar e escolher os seus dirigentes.

A revisão excecional das listas eleitorais diz respeito aos cidadãos que não conseguiram registar-se ou que não tinham a idade para o fazer no primeiro semestre de 2014.

No termo deste processo, iniciado a 3 do corrente com o término previsto para 18 de maio de 2015, estimado em sete biliões de francos CFA (cerca de três milhões e 500 mil dólares americanos), mais de três milhões e 400 mil eleitores vão ser alistados.

Eleições presidenciais e legislativas decorrerão em meados de outubro próximo no Burkina Faso para pôr termo ao mandato do Governo de transição liderado pelo primeiro-ministro, o tenente-coronel Yacouba Isaac Zida, ex-número dois da guarda presidencial de Compaoré.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/DD 04março2015